eyenews.com.br

Foragidos do 8/1 se identificam em vídeo e convocam ato contra Moraes

Foragidos do 8/1 se identificam em vídeo e convocam ato contra Moraes

Militantes bolsonaristas — que se dizem “exilados políticos” na Argentina — identificaram-se em um vídeo para convocar protestos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 7 de setembro no Brasil.

O UOL identificou que parte deles está foragida na Argentina, condenados ou investigados pelos ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro do ano passado. É a primeira vez que muitos dos foragidos aparecem em vídeo — a maioria revelando nome e sobrenome.

À reportagem, alguns deles relataram que também estão organizando, em Buenos Aires, um ato contra Moraes no 7 de Setembro. O ministro do STF é relator dos processos que investigam a tentativa de golpe de Estado no 8 de Janeiro.

A convocatória de protestos contra Moraes acontece após a Folha de S.Paulo relevar trocas de mensagens entre um juiz e um perito judicial que assessoram o ministro no STF e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), respectivamente.

As mensagens indicam que Moraes agiu fora dos ritos para investigar bolsonaristas. O gabinete do ministro disse que todos os procedimentos foram oficiais e estão devidamente documentados.

Entre os militantes, há foragidos que deixaram o Brasil depois de quebrar as tornozeleiras eletrônicas, conforme o UOL revelou em maio. Eles pediram refúgio político no país vizinho.

O vídeo — que circula em aplicativos de mensagens usados por militantes no Brasil e na Argentina –exibe 30 militantes adultos. A identidade de 26 deles era desconhecida até então.

Dois já haviam concedido entrevistas ao UOL, como Luiz Venâncio (réu pelo 8/1) e Daniel Bressan (condenado pelo 8/1), em frente à Casa Rosada, onde exibiram solicitações de refúgio feitas ao governo de Javier Milei e contaram como foi a fuga do Brasil.

O vídeo da convocação do protesto mostra também menores de idade, cujos rostos e nomes não serão revelados pelo UOL em respeito ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Duas crianças aparecem com uma mulher. Em outra cena, um menino surge sozinho e diz ser filho de um “exilado político”. Uma jovem, aparentando ser adolescente, também se apresenta como filha de “exilados” na Argentina.

Eye News – Sempre de olho na notícia!

eyenews
administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *