eyenews.com.br

'Resident Evil 4': Remake buscou 'expandir qualidades' do original ao invés de mudá-las, diz produtor

'Resident Evil 4': Remake buscou 'expandir qualidades' do original ao invés de mudá-las, diz produtor


Versão atualizada do game clássico de 2005, que popularizou estilo de jogos de ação na terceira pessoa, vai ser lançado nesta sexta-feira (24). Em 2005, um game popularizou uma nova perspectiva para o gênero de ação em terceira pessoa que, quase 20 anos depois, ainda é uma das mais usadas. Para atualizar tudo o que funcionou para uma geração mais jovem e para fãs antigos, o remake de “Resident Evil 4” olhou para seu passado.
“Conseguimos ‘expandir’ as qualidades do original, ao invés de ‘mudá-las’. Ao fazer isso, sentimos que todo mundo que curtiu iria querer jogar o game mais uma vez”, afirma em entrevista ao g1, um dos produtores do jogo, Hirabayashi Yoshiaki.
“Sentimos que seria difícil refazer este jogo porque é tão amado por tantos fãs. Depois de começarmos o desenvolvimento, decidimos substituir alguns aspectos do original que pareciam um pouco clássicos demais, como o sistema de controle, por uma direção mais moderna.”
O remake de “Resident Evil 4” vai ser lançado nesta sexta-feira (24) para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X/S e computadores.
Assista ao trailer do remake de ‘Residente Evil 4’
Terror do sucesso
Considerado por muitos como o melhor game da franquia, o original também aparece em diversas listas de melhores da história.
Ao mesmo tempo, apresentou ao grande público o sistema conhecido como “over the shoulder”, no qual o ponto de vista fica sempre atrás do protagonista, um pouco acima de seu ombro. Uma perspectiva dominante até hoje, em jogos como “Fortnite” (na mira), “Mass Effect” e “God of War”.
Por outro lado, seu estrondoso sucesso quase acabou com a série, que passou a focar mais na ação do que nos elementos de sobrevivência e terror – o que resultou nos criticados dois capítulos seguintes.
Imagem do remake de ‘Resident Evil 4’
Divulgação
Mesmo assim, depois da recepção calorosa do remake de “Resident Evil 2”, em 2019, a atualização do clássico era uma questão de tempo.
“Acho que é impossível identificar apenas um motivo único por que ‘RE4’ é tão amado pelos fãs, porque entre dez fãs teremos dez respostas diferentes”, diz Yoshiaki.
“Com essa premissa, um exemplo que eu posso dar é a amplitude de estratégias que podem ser curtidas pelos mais variados estilos de jogadores.”
Uma das maiores novidades introduzidas é o sistema de combate da faca. Ao eliminar os chamados “quick time events”, nos quais os jogadores tinham controle limitado sobre as ações em sequências pré-determinadas, os desenvolvedores pensaram na oportunidade de oferecer ao público a chance de usar a arma para se defender e contragolpear.
Imagem do remake de ‘Resident Evil 4’
Divulgação
Passado e presente
Já a narrativa continua a mesma. O protagonista ainda é o agente especial Leon Kennedy, e ele continua encarregado de resgatar a filha do presidente americano de uma seita de fanáticos na Espanha durante um potencial apocalipse zumbi.
“A história e os personagens também foram reimaginados de uma forma mais moderna. Esperamos que as pessoas possam descobrir mais a respeito conforme jogam”, diz ele.
“Tentamos enfatizar os conceitos e as características de cada área, baseados no game original. Em regiões onde queríamos que as pessoas tivessem medo, tornamos tudo mais assustador. em outras, onde queríamos focar no lado divertido, tentamos aumentar a variedade da diversão.”
Depois de ser designer no original, de 2005, Yoshiaki volta ao mundo do game como produtor do remake. Mas ele não é o único. Diversos outros membros da equipe do clássico retornam para a recriação do jogo.
“Pude explicar para o time atual as interações que tivemos enquanto desenvolvíamos o original. Acho que foi uma vantagem. Poder explicar o pano de fundo os pensamentos do desenvolvimento em 2005.”
Imagem do remake de ‘Resident Evil 4’
Divulgação

Eye News – Sempre de olho na notícia!

eyenews
administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *