As caixas de som portáteis estão por toda parte – seja na praia, no clube ou na piscina – e a JBL, que é referência no segmento, agora tem uma campanha para conscientização de poluição sonora chamada “Dê o Play no Verão”, para que as pessoas tenham semancol e busquem curtir sua música em espaços públicos em um volume aceitável.
A campanha chama a atenção, pois em alguns locais – como praias de São Paulo e do Rio de Janeiro, por exemplo – foram estipuladas punições para quem ouvir som alto. No caso da capital carioca, a pessoa pode ser multada em R$ 500 e ainda ter o equipamento apreendido.
“Se divertir sem atrapalhar a diversão dos outros é importante”, disse Luciano Sasso, vice-presidente de vendas e marketing da unidade de negócios de consumer audio da Harman, empresa que faz os produtos da JBL, em nota à imprensa sobre a iniciativa.
Em comunicado, a empresa reconhece que os produtos da marca são usados tanto na casa como em espaços públicos – como areia da praia e em clubes —, mas que eles geram “perturbação sonora quando utilizados de maneira incorreta, principalmente ao ar livre”.
“Uma dica nessa estação é evitar a poluição sonora, principalmente quando se divide o espaço com outras pessoas”, recomenda Sasso, da Harman.
A Harman é uma empresa da Samsung desde 2016 e conta com diversas marcas no ramo de som, como AKG e Harman Kardon. Dentre elas, a JBL é uma das mais populares com suas caixas de som portáteis Bluetooth, com mais de 100 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
As caixas de som portáteis costumam ter funcionamento bem simples. A maioria delas conta com uma bateria interna e conexão Bluetooth. Basta parear o telefone com uma delas, que a caixa de som começa a tocar o que for reproduzido no smartphone, independente de ser música de um app de streaming ou um vídeo do YouTube.