O município Porto Firme, em Minas Gerais, atingiu a velocidade de internet banda larga de 1 gigabits (Gbps) no último trimestre de 2022. Esse volume é considerado o mínimo ideal para fazer downloads e uploads com rapidez, assistir vídeos em 4K e jogar partidas online sem travamento.
A cidade registrou a conexão mais rápida do Brasil no ranking do Minha Conexão, plataforma que analisa dados de tráfego de diferentes provedores no país, no período e também a maior no histórico de medições da pesquisa.
Entre outubro e dezembro do ano passado, foram analisados 5,4 milhões de testes de velocidade banda larga.
Dessa forma, Porto Firme foi considerado o município brasileiro com a internet mais rápida do país, com velocidade média de 1025.53 Mbps (o que dá um pouco mais do que 1 Gbps).
Destacaram-se também no ranking as cidades de Paula Cândido, também em Minas Gerais, com velocidade de 932.32 Mbps, e Grandes Rios, no Paraná, com conexão banda larga de 792.09 Mbps.
A média brasileira no último trimestre de 2022 foi de apenas 161,08 Mbps, número bem abaixo desses três municípios com a banda larga mais rápida — apesar dos investimentos em conectividade, entre elas a chegada do 5G no país.
Confira as dez cidades brasileiras com internet mais rápida:
- Porto Firme (MG): 1025.53 Mbps
- Paula Cândido (MG): 932.32 Mbps
- Grandes Rios (PR): 792.09 Mbps
- Matões (MA) 636.90 Mbps
- Monte Negro (RO): 563.04 Mbps
- Mamonas (MG): 540.52 Mbps
- Amarante (PI): 477.54 Mbps
- Jauru (MT): 472.37 Mbps
- Engenheiro Coelho (SP): 469.86 Mbps
- Pontalina (GO): 463.48 Mbps
Como o teste é realizado
Os testes de velocidade foram feitos trimestralmente pela plataforma Minha Conexão durante 2022, com o objetivo de divulgar dados gerais do país, dos estados e dos municípios.
Com os dados em mãos, o estudo consegue identificar também as empresas provedoras das melhores conexões banda larga.
Para o último trimestre de 2022, a empresa mineira Tríade Fibra foi classificada como a melhor operadora regional do Brasil, com conexão média de 846.95 Mbps no trimestre.
Os seus resultados superaram as nacionais Claro, Vivo, Oi e TIM em mais de 600 Mbps.
Apesar das performances ainda longe da ideal, o gerente de produto da plataforma Minha Conexão, Alexandre Martins, considerou os resultados um avanço, graças aos investimentos feitos em infraestrutura para ativação das redes de fibra óptica, como o próprio 5G.
“A implementação do padrão WiFi 6 exige tecnologia adequada para transmissão e recepção do sinal de internet residencial, o que vem aumentando gradativamente nos últimos meses devido ao investimento de operadoras e todo estímulo que parte da própria Anatel”, afirmou em comunicado.
Quer saber a quantas anda a sua internet? Nós temos um teste para medir a velocidade da sua internet:
Dicas:
- Faça o teste quando não estiver fazendo download de arquivos, isso pode interferir nos resultados;
- De preferência, conecte o cabo da internet diretamente no computador;
- Desligue o modem da tomada e ligue novamente para garantir que ele está funcionando bem;
- Deixe apenas o equipamento que rodará o teste conectado ao modem;
- Atente-se para a determinação da Anatel: as operadoras devem garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada por você, mas isso pode variar no contrato. Vale checar.
Nota de transparência: a Melhor Plano, empresa que promove o teste de velocidade, em geral oferece outras opções de pacote de telefonia após o teste. Caso você faça a compra a partir da sugestão deles, o UOL receberá uma pequena remuneração pela indicação.