Equipamentos eletrônicos como computadores e notebooks podem facilmente sentir as altas nos termômetros nessa época de Verão. Os riscos envolvem problemas de superaquecimento, causando lentidão durante o uso e até mesmo tendo peças queimadas ou danificadas (em situações mais graves).
Fabricantes garantem que esses eletrônicos são programados para diminuírem suas performances quando as temperaturas sobem demais. Contudo, é bom sempre ficar de olho na sujeira que impregna no cooler (ventoinha), que faz o apetrecho girar mais devagar, e o endurecimento da pasta térmica.
Eles podem causar o superaquecimento do computador e fazer com que a máquina trave. E o pior: nem sempre essas ocorrências aparecem gradualmente. Às vezes, são repentinas, deixando o computador inativo do nada.
“A CPU é o componente que mais esquenta no computador”, explica Angelo Sebastião Zanini, coordenador dos cursos de Pós-Graduação nas áreas de TI do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
“E, quanto mais carga de processamento o computador tiver, mais a CPU esquenta, porque tem que executar mais tarefas por segundo. Ao executá-las, os transistores internos dissipam potência na forma de calor. Se o calor não for dissipado, pode queimar a CPU e os componentes próximos a ela, como as outras placas de processamento, inclusive as GPUs [placas de processamento gráfico]”, acrescenta.
Sinais de alerta
- O PC liga, mas desliga sozinho após curto tempo de uso
- O desempenho da CPU é abaixo do esperado
- Lentidão geral do sistema
- Barulho do ventilador (cooler) da CPU está acima do normal
- Aquecimento externo (você coloca a mão na CPU e percebe que ela está mais quente do que o normal)
Como evitar o problema
- Mantenha o computador em local arejado, que facilite a ventilação
- Tire o pó das aberturas laterais
- Tire o pó da grade protetora das ventoinhas
- Substitua ventoinhas danificadas, caso haja
- Use coolers externos (ventoinhas)
- Em caso de notebook evite usá-lo na cama ou em superfícies que retêm o calor, como tecido
O normal para um computador doméstico é que sua temperatura varie entre 40 e 80 graus, sendo esse último número o limiar do superaquecimento.
Vale a pena baixar algum aplicativo que monitore a temperatura da máquina, como o Core Time ou o Open Hardware Monitor. Caso você utilize muito a máquina para games (atividade que esquenta bastante o PC), é recomendável usar o RivaTuner, que faz esse monitoramento em tempo real enquanto você joga.
Cuidado extra com o Sol
Além de fazer com que os aparelhos esquentem mais rapidamente, reduzindo o seu desempenho, a luz do Sol intensa pode causar rachaduras no monitor, queima de placas e até diminuição da vida útil do equipamento.
“Existem computadores feitos para operar com temperatura externa de até 30 graus”, afirma Edson Watanabe, membro do IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos).
“Se o Sol estiver produzindo uma temperatura maior que essa na parte externa desse computador, é melhor deixar esfriar antes de ligar ou, se estiver ligado, é recomendável desligar e deixar esfriar”, acrescenta ele, que também é professor da Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro).
“O HDD ou SSD também não devem ser expostos a altas temperaturas”, afirma Rudolf Bühler, professor do departamento de Engenharia Elétrica da FEI.
Tem risco de incêndio?
Segundo o professor Watanabe, as chances de acidentes como explosões ou incêndios são remotas. “O computador aciona o sistema de proteção contra excesso de calor.”
Entre essas medidas estão a ventilação, a diminuição da frequência de operação e até mesmo o desligamento.
Contudo, baterias de notebook podem estufar ou provocar incêndio se a temperatura superar 150 graus — o limite de operação segura é de cerca de 80 graus.
PC gamer
Assim como nas máquinas de uso doméstico, quem tem equipamento para jogo também deve ficar atento e ter boas práticas para aumentar a eficiência do computador e evitar o aquecimento excessivo.
Alguns cuidados são:
- Manter o gabinete fechado (para que as ventoinhas e exaustores funcionem corretamente)
- Use softwares de monitoramento para mapear as temperaturas do computador
- Invista em uma boa pasta térmica e em um cooler de qualidade
- Mantenha o computador limpo para que todas as peças funcionem corretamente
“Para esse público, o caso seria investir em um bom sistema de refrigeração do PC, mas que sejam sistemas próprios para gamers, como sistema de refrigeração líquida para o processador e para placa de vídeo. Eles tendem a ter uma eficiência maior do que a refrigeração a ar com coolers (ventoinha) e mais silencioso”, acrescenta Bühler.