O Twitter mudou a interface do aplicativo para iOS (iPhone) e agora “obriga” os usuários a visualizar tuítes sem ser por ordem cronológica. A nova guia “Para você” mostra os posts recomendados pelo algoritmo da plataforma em forma aleatória.
A mudança provocou barulho na rede social, com usuários incomodados com a nova organização dos tuítes e o relato de uma grande quantidade de spams na timeline.
A nova guia foi imposta como modo de visualização padrão na tela inicial do Twitter, o que obriga os usuários a mudarem toda vez que quiserem visualizar apenas os posts de amigos.
Vale lembrar que o antigo botão de estrela ainda está disponível no Android e na web.
Como era antes
Antes da atualização, havia um botão chamativo no topo direito do app, que permitia alternar entre os tuítes de “Para você” e os “Mais Recentes”. E essa informação ficava salva no perfil como padrão, mesmo se o app fosse fechado e aberto no celular.
A nova abordagem do Twitter consiste em uma navegação por meio de duas guias laterais. Nelas, é possível alternar entre o menu de “Para você” e “Seguindo”.
O primeiro é similar ao recurso “For You” do TikTok — até o nome é o mesmo da rede social rival.
Como é agora
A aba mostra postagens de contas seguidas misturadas com as recomendadas pelos robôs do Twitter, só que fora de ordem. Ou seja, algo da semana passada, de um perfil desconhecido, pode ser exibido no topo da sua timeline caso o Twitter entenda que a informação é relevante.
Já a guia de “Seguindo” exibe apenas as postagens das pessoas adicionadas no perfil, da boa e velha maneira.
No mês passado, o CEO, Elon Musk, tuitou que a linha do tempo principal deveria permitir um acesso mais fácil entre os os posts principais, mais recentes, tendências e tópicos seguidos. Na época, também afirmou que a empresa faria as mudanças em breve. E agora as atualizações estão chegando de vez.
Pelo jeito, o Twitter está tomando um rumo parecido com o do TikTok, priorizando a sua linha do tempo algorítmica. Ainda não se sabe se os robôs do Twitter terão o mesmo funcionamento, mas na rede concorrente, o sistema “aprende” quais são os gostos do usuário e o que ele costuma visualizar. E com isso traz mais conteúdos sugeridos no feed “Para você” para aumentar o engajamento dos vídeos.
Não é a primeira vez que a plataforma do pássaro azul tenta inovar nesse sentido. Anteriormente, o Twitter tentou aplicar um recurso parecido. Ele permitia deslizar entre a “Página inicial” e “Últimos Tweets” para alternar entre as visualizações. Mas uma chuva de reprovações dos internautas fizeram a empresa recuar.
Usuários não curtiram
“Não quero ver suas escolhas de algoritmo! Passamos por isso há um ano! O “mais recente” estar lá na inicialização é um dos motivos pelos quais continuo acessando o Twitter em vez do Instagram ou outras mídias sociais. Obrigado pelo aviso de que devo desativar as atualizações automáticas!”, comentou um usuário em resposta ao Twitter.
Outro perfil explicou: “A guia ‘Para você’ dá ao feed 75% mais spam, em outras palavras, estou vendo tweets de pessoas nas quais não tenho interesse e não estou seguindo”.
E tem muita gente que pede o retorno para um modelo anterior: “É HORRÍVEL, coloque de volta do jeito que estava, cronológico. Não preciso que o Twitter decida como vejo os tweets”
E é claro que os memes não poderiam faltar. Uma usuária publicou: “Porque eles continuam complicando o Twitter? O que é essa aba “Para você”? — em conjunto de uma imagem do personagem Lula Molusco furioso.
Outro simplesmente usou um trecho de um vídeo do ator Dwayne Johnson (conhecido como The Rock) para definir sua opinião sobre o novo recurso.
“Seção “Para você” do Twitter: [fala: É um grande cocô de cachorro].
Mais uma vez, Bob Esponja foi utilizado para representar, de forma divertida, a decepção com a guia imposta na tela inicial do app. “O Twitter agora tem uma página Para você” – seguido de um vídeo que mostra cada personagem saindo de cena.