O quinto filme da franquia Ghostbusters (Os Caça-Fantasmas) ganhou um novo diretor. Gil Kenan, que trabalhou como roteirista de Ghostbusters: Afterlife (2021), assumirá a função no lugar de Jason Reitman.
Segundo informações obtidas pelo site Deadline, Reitman continuará como coroteirista e produtor executivo do novo longa. Atores como Paul Rudd e Carrie Coon, assim como o núcleo juvenil de Afterlife, também retornam para o elenco da sequência.
“É uma honra absoluta pegar o pacote de prótons e ficar atrás da câmera para o próximo capítulo da saga da família Spengler”, disse Kenan em comunicado oficial enviado a jornalistas. “Eu só queria poder voltar a 1984 e dizer ao garoto na sexta fileira do [cinema] Mann Valley West que um dia ele iria dirigir um filme dos Caça-Fantasmas.”
Como revelado no longa anterior, Ghostbusters: Firehouse (título ainda não oficial) vai retornar às origens e terá sua trama situada em Nova York e no antigo Corpo de Bombeiros usado como o quartel-general do grupo. A trama da sequência ainda é mantida sob sigilo.
“Alguns anos atrás, meu pai me deu as chaves do Ecto-1, e juntos fizemos Ghostbusters: Afterlife. As palavras nunca vão expressar o quanto sou grato por ter feito um filme com meu pai ao meu lado. Agora é hora de entregar essas chaves para meu parceiro criativo e colega Gil Kenan, um diretor brilhante que manterá vivo o espírito Spengler. Só posso esperar fornecer a ele o mesmo cuidado produtivo e apoio que meu pai me mostrou”, acrescentou Reitman, que é filho de Ivan Reitman (1946-2022), diretor dos dois longas originais da franquia.
Apesar de ter estreado durante a pandemia de Covid-19 e com muitos cinemas fechados ao redor do mundo, Ghostbusters: Mais Além não fez feio. Ao todo, o longa que reuniu uma nova geração com os protagonistas originais Bill Murray (Peter Vankman), Dan Aykroyd (Ray Stantz) e Ernie Hudson (Winston Zeddemore) arrecadou mais de US$ 200 milhões (R$ 1 bilhão) em bilheteria.
O anúncio de Ghostbusters 5 não foi a única novidade envolvendo a franquia Caça-Fantasmas nos últimos tempos. A Netflix anunciou recentemente uma série animada derivada dos filmes live-action. Ainda sem data para estrear, a atração promete expandir o universo dos personagens.