O diplomata Rubens Barbosa, que já foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos, entende que as relações internacionais do nosso país vão mudar no governo de Luis Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com Rubens, a visita recente de Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, comprova que os “laços ideológicos” entre os presidentes do Brasil e dos EUA vão sumir.
“Acho que essa relação pessoal entre presidentes, como aconteceu com Bolsonaro e Trump, baseada em questões ideológicas, vai ficar superada. As relações vão ser institucionais. A visita do conselheiro americano é uma prova disso. Daqui pra frente, esse ponto fora da curva, essa relação pessoal entre presidente, vai desaparecer”, explicou Rubens no UOL News.
O diplomata explicou que isso acontece principalmente porque os países estão voltados para os próprios problemas.
“Estamos vivendo outro momento. O momento hoje é de problema grande geopolitico. Você tem relações internacionais definidas por interesses nacionais. EUA, China, Rússia, Ucrânia e União Europeia estão definindo políticas a partir dos seus interesses de segurança nacional, nao por interesses ideológicos ou pessoais”, esclareceu Rubens.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: