A primeira fase da Fuvest 2023 acontece neste domingo (4). Na prova de hoje, os candidatos vão precisar responder 90 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais.
O UOL ouviu candidatos na porta da Unip, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, onde os portões foram fechados às 13h.
A jovem aprendiz Giovana Lopes de Andrade, 19, estudou por conta própria para a prova. Ela se formou no início de 2021, um pouco depois do previsto por causa da pandemia, e não sabia que curso gostaria de seguir. Começou a trabalhar como jovem aprendiz na área de TI e afirma que se encontrou. Hoje presta a Fuvest para o curso de Ciência da Computação.
“Estou estranhamente calma, e um pouco nervosa ao mesmo tempo, tentando não pensar muito”, afirma Giovana.
Terceira tentativa. A estudante Bruna Moura de Arruda está em sua terceira prova da Fuvest. Ela se forma em gestão de políticas públicas neste ano e busca agora uma vaga no curso de direito. “Pensei em fazer história, mas mudei minha visão. Direito combina com gestão e pode me abrir mais portas”, afirma.
Ela espera uma prova difícil, e diz que uma vantagem da Fuvest é que o exame tem menos textos comparado a outros vestibulares.
Expectativa. O estudante Jonathan Alves Colin dos Santos, 21, quer fazer Letras em 2023. Está é a segunda vez que presta a prova.
“Acho que a prova vai estar mediana. Estudei em casa por conta própria e estou tranquilo, afirma Jonathan.
Acordando cedo. Os estudantes José Hércules, 18, e Vitor do Carmo, 18, são amigos e vieram juntos de Caieiras para fazer a prova. Para evitar atrasos, acordaram às 8h e chegaram à CPTM às 9h40 para pegar o trem. Por volta das 10h30 estavam no local de prova.
Vitor quer passar em medicina, o curso mais concorrido da Fuvest. “Termino a escola esse ano e estudei por conta própria em casa. Não fiz curso pago, fiz o que deu pra fazer com o material que tinha. Não dava para pagar um cursinho”, diz.
Além de estudar, ele trabalha como operador de caixa, o que tornou a rotina mais corrida.
Quantos candidatos se inscreveram? São 114.432 inscritos. Os cursos de medicina em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru são os mais concorridos deste ano.
Acesse a concorrência completa do Vestibular 2023 da Fuvest
A USP oferece oferecerá 11.147 vagas, sendo 8.230 para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.917 vagas pelo Sisu.
Quando é a segunda fase? Os candidatos que forem aprovados na primeira fase voltam a fazer provas dos dias 8 e 9 de janeiro do ano que vem.
A primeira prova tem dez questões discursivas de português e matemática e a redação. A segunda são 12 questões sobre duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira que o candidato escolheu prestar o vestibular.